sábado, 17 de novembro de 2007

Raquel e lia

Raquel e Lia
Raquel e Lia

Enquanto Léa deu luz a quatro filhos em sucessão rápida, Rachel porém era estéril e não pôde conceber por muitos anos. Rachel então ofereceu sua criada, Bila para o marido dela em matrimônio, como era o costume, Bila então deu Luz a dois filhos. Léa que também desejou mais crianças ofereceu a criada dela Zilpa para Yaacov, no qual deu a luz a mais dois filhos. Finalmente, depois que Léa deu luz a outros dois filhos e uma filha, a própria Rachel gerou dois filhos.

Rachel sempre foi esposa preferida de Yaacov, porém ele a amava muito e dedicava a maior parte de seu tempo livre a Rachel, onde também Yaacov dividia seu leito. Raramente Yaacov visitava a tenda de Léa, no qual até já negociou com Rachel para que deixasse Yaacov passar somente uma noite em sua companhia Ge: 30:14-16.

Morte e enterro de Raquel

Raquel morreu em parto no caminho da casa de Yaacov. A parteira lhe fala no meio do nascimento que a criança é um menino, lhe saindo à alma, Rachel olhou e o chamou de Bem-Oni (filho de minha dor), porque morreu, mas seu pai chamou-lhe de Biniamin. E foi enterrada por Yaacov na estrada para Efrat, próxima a Bet-Léchem. Hoje a Tumba de Raquel, situado entre Bet-Léchem e o bairro de Gilo em Jerusalém, Ge: 35:20, é visitado por milhares de pessoas cada ano.

Nenhum comentário: