domingo, 11 de novembro de 2007

kislev

O Mês de Kislev

A origem do nome Kislev é babilônica, como os nomes dos demais meses do calendário hebraico.

Kislev é mencionado pela primeira vez nas Escrituras na época do retorno do primeiro exílio (Zacarias 7:1) e no Livro de Neemias 1:1. O Livro de Esdras nos conta sobre uma assembléia de todos os que voltaram do exílio da Babilônia e que se realizou "em Jerusalém no dia vinte do mês nono" (Kislev). Traz também as palavras do povo : "...e, sendo tempo de chuvas, não podemos estar aqui de fora" (Esdras 10:13).

O mês de Kislev cai no começo da estação das chuvas em Eretz Israel: "Chegou o primeiro dia do mês de Kislev e não vieram às chuvas, os Juízes decretam três dias de jejum para o povo" (Mishná Taanit 1:5).

No dia 25 de Kislev começa a Festa de Chanucá que duram oito dias e vem lembrar o milagre de Chanucá e, exaltar o heroísmo dos Hasmoneus que derrotaram os gregos e purificaram o Templo.

O signo do mês:

O signo do mês de Kislev é o sagitário, pelo arco-íris que aparece nas nuvens em dia de chuva. Este é um mês no qual sol e chuva se revezam fazendo aparecer o arco-íris.

E isto aconteceu no mês de Kislev:

- 5 de Kislev: Abertura da "Estrada do Heroísmo" para Jerusalém (sitiada); capital do País (5709 – 1948).

- 6 de Kislev: Faleceu David Ben Gurion o primeiro 1º Ministro e Ministro da Defesa do Estado de Israel (5734 – 1973).

- 12 de Kislev: Data de encerramento da compilação do Talmud Babilônico.

- 16 de Kislev: Data da morte de Rabi Iehudá HaNassí, o compilador da Mishná.

- 18 de Kislev: Foi criado o NAHAL – “Juventude Pioneira Combatente”.(5710 – 1949)

- 21 de Kislev: Os samaritanos pedem a Alexandre o Grande, da Macedônia, a destruição do Templo de Jerusalém para construí-lo no Monte Guerizim. O pedido foi rejeitado e, o templo dos samaritanos no Monte Guerizim, destruído.

- 22 de Kislev: O governo de Israel declara Jerusalém capital do país e transfere a ela todos os órgãos governamentais (5710-1949).

- 24 de Kislev: Foi edificado o Segundo Templo (Ageu 2:18). Libertação de Jerusalém pelo exército britânico, durante a Primeira Guerra Mundial (5678 – 1917).

- 25 de Kislev: A Festa de Chanucá (oito dias). Foi fundada Zichron Yaacov, das primeiras colônias judaicas de Eretz Israel (5643 – 1882).

- 26 de Kislev: Foi fundada Guedera, a colônia dos Biluim (5645 – 1884).

- 28 de Kislev: Foi fundada a Histadrut que é a Confederação Geral dos
Trabalhadores Hebreus em Eretz-Israel (5681 – 1920).

Rabi Baruch, neto de Rabi Israel Baal Shem Tov (o fundador do movimento chassídico), não poupava sua crítica daqueles que ressaltavam sua própria importância ou eram considerados também pela sociedade como seus melhores membros. Costumava dizer:

O verdadeiro chassid não deve satisfazer-se em ser bom perante o Todo Poderoso, em estudar, orar e cuidar-se efetuando todos os mandamentos do homem que serve a D'us, mas tem que ser também muito cuidadoso em todos os detalhes e preceitos em seu comportamento em relação ao próximo.

KKL - Israel

Nenhum comentário: