domingo, 11 de novembro de 2007

Mês de Kislev

Kislev é o terceiro mês civil e o nono religioso. Depois de dois meses de julgamento (Tishrei e Mar Cheshvan), Kislev traz abertura em diferentes áreas de nossas vidas.

O arco-íris que sela o pacto entre o Eterno e a humanidade logo após o Dilúvio surge no Rosh Chodesh deste mês, de modo que, desde então, esta energia de proteção se faz presente neste mesmo período todos os anos.

O arco-íris possui muitos significados. Entre eles, temos no arco-íris uma ponte entre Malchut e Biná, as moradas da Shechiná no exílio e nos mundos superiores. Outra referência (também associada à Shechiná) diz que o arco-íris é a vestimenta da rainha, que se coloca na frente do rei quando este está pronto para punir seu filho em função de alguma falta. Quando o rei vê a rainha a raiva passa e ele se alegra com ela.

Kislev é o mês de celebração de Chanucá e, em função deste e de outros elementos, é conhecido como o "mês das luzes" ou o "mês dos milagres".

Mazal Keshet (Sagitário)


Keshet significa tanto "arco" como "arqueiro" e "arco-íris". Astrologicamente, este mazal é representado pela imagem de um arqueiro que aponta sua flecha para o alto.
Esta postura se refere ao poder da oração, à projeção de nossa vontade, de nossas preces, de nossos anseios, para as esferas superiores. Keshet também evoca a busca do sagrado, tendo D’us como alvo - não é por acaso que muitas pessoas ingressem em diferentes tradições religiosas neste mês. A ambição é outro atributo do arqueiro e, na medida certa, enfatiza positivamente o desejo de receber, a expansão dos horizontes. A trajetória da flecha também é igualmente associada à objetividade, à franqueza e à transparência.

Quando o arqueiro identifica a si mesmo, a flecha e o seu objetivo como uma coisa só ele nunca erra o alvo. No Rosh Chodesh de Kislev; devemos lançar as nossas flechas projetando tudo aquilo que necessitamos para o nosso crescimento. A própria energia do mês irá nos favorecer para que os recursos necessários sejam disponibilizados, tendo em mente que ser insistente não basta - o que não se busca de maneira correta não se encontra.


Letras Samech e Guimel



Samech é a letra associada ao mazal Keshet. A palavra samech significa "suporte" e faz uma alusão à Divina Providência, a presença constante de D’us em nossas vidas tanto nas oportunidades como, e principalmente, nos desafios. Samech é a inicial de sucá (analisada em Tishrei) e de sohirá ("escudo"), mas a grande curiosidade associada a Samech, contudo, está na gravação dos 10 Pronunciamentos, no alto do Sinai.

Conta a história que o texto dos 10 Pronunciamentos vazava nas pedras de safira, ou seja, era possível olhar do outro lado através do "buraco" deixado pelas letras. Como até então Samech era a única letra fechada (o Mem sofit só apareceria mais tarde), surge um problema técnico: a sustentação do miolo da letra - um problema que, na verdade, jamais existiu, porque este miolo flutuava no meio da letra Samech sem qualquer apoio.

Meditar na letra Samech desperta ou fortalece a nossa confiança no Eterno. Ajudar a identificar, igualmente, a presença da energia do milagre em nossas vidas. Para quem acha que milagre é cair maná dos céus ou fazer brotar água de pedra, é importante ter em mente que o Eterno se faz presente, principalmente, nas pequenas coisas. Reconhecer os pequenos milagres é um dos passos para que grandes milagres aconteçam.

Guimel é a letra associada ao planeta Tsedek. Se Dalet representa o homem pobre, Guimel é o homem rico que vai ao seu encontro para ajudar. Com as mesmas letras de Guimel escrevemos gamal ("camelo"), e da mesma forma que o animal suporta uma longa jornada com um suprimento interno de água, Guimel nos supre com Luz Espiritual quando vivenciamos os nossos desertos pessoais - períodos de restrição, de reveses, etc.

Inicial de guedulá ("abundância"), Guimel evoca o desprendimento, o auxílio que antecede a necessidade e a energia dos três Patriarcas - Avraham, Yitschak e Yaacov.

Guimel é a única letra que não aparece nos 72 Nomes de D’us, mas como cada Nome é composto por três letras, na verdade Guimel se faz presente em todos eles como pano de fundo. Meditar em Guimel ativa a energia do terceiro pilar, que neutraliza a oposição de forças contrárias e as faz trabalhar em conjunto.

Nenhum comentário: