domingo, 11 de novembro de 2007

PARASHÁ VAIETSÊ ` v i e

PARASHÁ VAIETSÊ ` v i e

Shabat: Proteção dos Filhos. (devemos entender filhos como tudo aquilo que produzimos, o que sai de nós: filhos, trabalho, etc...)

Energia : Malchut de Chessed - A Consolidação da Bondade

Meditação:

Quando nos tornamos misericordiosos e compartilhamos muito, corremos o risco de nos acharmos melhores do que quem está recebendo, ou de quem não consegue compartilhar. A Glória de ser misericordioso não está em se gabar disso, está em fazê-lo com Humildade. Não é a pessoa que recebe que precisa disso, nós é que precisamos compartilhar. Ser misericordioso é vital. Devemos fazer disto um hábito constante e sem nos acharmos superiores. Malchut (Reino), de Chessed se refere também à manifestação, no mundo físico, do Amor, da Misericórdia, da generosidade, do desejo de compartilhar e todos os seus demais atributos. O propósito da Luz Espiritual é revelar-se em Malchut e é de nossa responsabilidade fazer com que isso aconteça. Todas as reflexões anteriores tiveram por objetivo permitir a expressão adequada de Chessed em nossas vidas, do começo (Chessed de Chessed) ao fim (Malchut de Chessed). Quando Chessed se faz presente é como uma fruta que amadureceu e está pronta para ser colhida. A grande questão de hoje é refletir sobre a qualidade da fruta que estamos trazendo (ou deixando de trazer), ao mundo, substituindo o ‘por que?’ de cada questionamento por um ‘para que’. Toda vez que buscamos um ‘por que’, estamos tentando satisfazer o ego. Quando buscamos um ‘para que’, estamos respondendo à alma.

Exercício: As minhas atitudes procuram revelar o Amor no mundo? Os meus objetivos traduzem sempre um desejo de compartilhar? Faço isso com humildade ou procuro apenas reconhecimento e atenção?

Torá: Bereshit (Gênesis) : 31:17

Salmo : 3

Nenhum comentário: