domingo, 11 de novembro de 2007

Parashá Chaiê Sara dxy iig


Bereshit: 23:1-25:18
Haftarah: 1Rs 1:1-31


03 de Novembro de 2007 / 22 de Cheshvan de 5768.


Morte e sepultamento de Sarah:

Sarah é a única mulher da Tanach de quem se menciona a idade que tinha ao morrer. Por que se dedica tanto espaço pelo seu falecimento e sepultura? Tinha a mesma fé que Avraham e é a mãe do povo eleito, por isso merece lugar de importância nas Escrituras.

O principal significado deste capítulo reside no fato de que ao comprar Avraham a sepultura para Sarah demonstrou que acreditava que seus descendentes herdariam Canaã. Não enviaria o corpo ao sepulcro familiar na Mesopotâmia, pois nesse caso seu túmulo não estaria na residência permanente dos descendentes.
A primeira propriedade que os patriarcas adquiriram em Canaã foi um cemitério. Ali foram sepultados Avraham, Yitschak, Rebeca e Lea. Yaacov, estando no Egito, expressou o desejo de ser sepultado em Hebron, Gn: 49: 29 - 32; seu desejo foi acatado e seus filhos realizaram uma peregrinação especial aquele lugar. Por esta causa Machpelá veio a ser o centro da terra prometida; o símbolo da posse da terra pelo povo escolhido.
Todo o pormenor do negócio da compra do lote de Machpelá corresponde exatamente às leis já conhecidas dos heteus; mencionam-se as árvores, pesa-se a prata segundo as medidas da época e as testemunhas anunciam a compra na porta da cidade. O costume heteu era enterrar os membros da família em uma cova ou em perfurações feitas na rocha. Atualmente se encontra uma mesquita muçulmana no local que tradicionalmente se atribui à cova de Machpelá.


Avraham procura esposa para Yitschak:

Chegada à hora em que Yitschak devia casar-se, ocorreu na vida de Avraham outra oportunidade para exercitar sua fé. Segundo os costumes daquele tempo, cabia a Avraham fazer os arranjos para o casamento de seu filho.
Era muito importante que Yitschak, como herdeiro da promessa, se casasse com uma mulher que valorizasse o pacto de D’us. Avraham queria que a futura esposa de Yitschak fosse de sua parentela e não uma das cananéias pagãs. Avraham não enviou Yitschak à Mesopotâmia provavelmente porque não quis que seu filho fosse tentado a ficar ali e abandonar a terra prometida. Portanto, enviou para lá seu criado mais antigo e fiel, que provavelmente era Eliezer, Gn: 15:2. Nas palavras de Avraham diz a seu servo, nota-se a confiança implícita do patriarca em D’us: “Ele enviará o seu anjo diante da tua face, para que tomes mulher de lá para meu filho”, Gn: 24:7. A história é tão importante, que no livro de Bereshit ocupa o capítulo mais longo.

Podemos tirar algumas lições práticas do capítulo 24:

- É responsabilidade dos pais orientarem seus filhos que se casem no círculo da mesma profissão de fé e de acordo com a vontade do Eterno.
- A oração deve ocupar um lugar importante ao cominar um matrimônio. Há amplos indícios de que Avraham e Yitschak oraram ao Eterno, pedindo a direção e vida longa.
A prece do mordomo pedindo direção é muito instrutiva. Propôs um sinal que em si mesmo demonstraria que a jovem era uma pessoa digna. Rebeca era, em realidade, melhor do que ele havia pedido. Não era somente hospitaleira e bondosa, mas extraordinariamente bela e pura. Além disso, era uma mulher de caráter, que não vacilou quanto a fazer a vontade de D’us, Gn: 24:58. Creu e de boa vontade se ofereceu a ir para um país distante a fim de casar-se com um homem ao qual nuca tinha visto. Quando Rebeca divisou o que seria seu futuro lar, Yitschak encontrava-se no campo meditando, talvez orando para que D’us desse êxito a seu servo na missão encomendada. Ela aproximou-se de Yitschak com humildade e respeito, Gn: 24:65. Yitschak recebeu-a com igual cortesia e respeito; dando-lhe o lugar de honra na tenda de sua mãe. Casaram-se e Yitschak amou-a, podemos afirmar que foi um casamento planejado no céu.



A Morte de Abraão:

O fato de que Avraham, cujo corpo já estava “amortecido”, tenha podido gerar mais seis filhos com Quetura indica que recebeu novos poderes procriadores ao gerar Yitschak. Os filhos dessa união vieram a ser ascendentes de algumas tribos árabes, as quais se radicaram mormente ao norte e noroeste da Arábia. Assim Avraham foi pai de muitas nações. O último ato de Avraham foi entregar a Yitschak tudo quanto tinha, fazendo-o desse modo herdeiro das promessas.
Avhaham morreu aos 175 anos. “Foi congregado ao seu povo; e sepultaram-no Yitschak e Ismael, na cova de Machpelá”, Gn: 25:8-9. Posto que o povo de Avraham houvesse sido sepultado na Mesopotâmia, a frase “Foi congregado ao seu povo” não se refere ao local de sua sepultura, mas ao encontro com seus antepassados na habitação dos espíritos dos mortos, chamado Sheol. Isto nos ensina que existia a esperança da imortalidade neste ponto da história bíblica
Em termos gerais, Avraham foi o maior, foi o mais puro e foi o mais venerável dos patriarcas. Era “amigo de D’us” e “pai dos adoradores do Eterno”, generoso, desprendido, um caráter magnífico e um homem cuja fé em D’us não tinha limites, e tudo isto, na vizinhança e ambiente de Sodoma e Gomorra.
Shabat Shalom!

MSc. Moshe ben Mazal

Nenhum comentário: